terça-feira, 14 de abril de 2009

Um Copo que “transpira” !!

Seja em casa, num bar ou numa festa, já tivemos a oportunidade de molhar nossas mãos ao pegar em um copo de vidro cheio de refrigerante ou cerveja gelada.
Será que o copo estava rachado?
De onde surgiu aquele líquido que molhou nossas mãos?
Por que aquele copo está “suando”?
A explicação para este fenômeno pode ser obtida pela compreensão do que ocorre nas mudanças de estados físicos da matéria, e na troca de calor entre dois corpos. No estado sólido as espécies químicas das substâncias estão agregadas e com uma baixa energia cinética (movimento). No estado líquido, o grau de agregação é menor, e a energia cinética é maior que no sólido. Por fim, no estado gasoso o estado de agregação é o menor de todos, possuindo entre os 3 estados, a maior energia cinética.
No caso do copo, ocorre que as moléculas de água que se encontram no estado gasoso (vapor d´água) ao estabelecerem contato com o copo gelado transferem energia (sob a forma de calor - energia em trânsito) para o copo. Ressalta-se que o calor flui espontaneamente do mais quente para o mais frio. Deste modo, as moléculas do vapor d´agua, que transferiram energia para a superfície do copo, passam para o estado líquido (menor energia cinética).
E aí, é mão molhada, toalha ensopada..........




Saiba mais em:
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3340979-EI8408,00.html