terça-feira, 14 de abril de 2009

Um Copo que “transpira” !!

Seja em casa, num bar ou numa festa, já tivemos a oportunidade de molhar nossas mãos ao pegar em um copo de vidro cheio de refrigerante ou cerveja gelada.
Será que o copo estava rachado?
De onde surgiu aquele líquido que molhou nossas mãos?
Por que aquele copo está “suando”?
A explicação para este fenômeno pode ser obtida pela compreensão do que ocorre nas mudanças de estados físicos da matéria, e na troca de calor entre dois corpos. No estado sólido as espécies químicas das substâncias estão agregadas e com uma baixa energia cinética (movimento). No estado líquido, o grau de agregação é menor, e a energia cinética é maior que no sólido. Por fim, no estado gasoso o estado de agregação é o menor de todos, possuindo entre os 3 estados, a maior energia cinética.
No caso do copo, ocorre que as moléculas de água que se encontram no estado gasoso (vapor d´água) ao estabelecerem contato com o copo gelado transferem energia (sob a forma de calor - energia em trânsito) para o copo. Ressalta-se que o calor flui espontaneamente do mais quente para o mais frio. Deste modo, as moléculas do vapor d´agua, que transferiram energia para a superfície do copo, passam para o estado líquido (menor energia cinética).
E aí, é mão molhada, toalha ensopada..........




Saiba mais em:
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3340979-EI8408,00.html

7 comentários:

Alcione Torres disse...

Conheço a história VERÍDICA de uma professora universitária que disse que a garrafa de cerveja gelada ficava molhada por fora porque o líquido passava para fora por osmose! kkkkkkkkkkkkk

MARCELO LEÃO disse...

Valeu por sua participação e pelo "causo" da Professora!!!
Abraços.

Marcelo

manuel disse...

bom

Anônimo disse...

Estou sentindo falta das antigas postagens. Onde estão?

Suelaeny disse...

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana SEMIPERMEAVEL. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células (wikipedia)....Vivendo e aprendendo!!!!!!!! Suelâeny

Anônimo disse...

Não gostei

Unknown disse...

Tenho uns copos que ficam em um armário com vários outros. Porém, apenas aquele tipo, chova ou faça sol, estão sempre úmidos, com gotas dentro e fora deles. O que será?